quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

MT se mobiliza para sediar jogos em Copa do Mundo de 2014.

Projeto para novo "Estádio José Fragelli, o Verdão".




Governo do Estado quer mobilizar toda a população mato-grossense para receber os membros da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em Cuiabá. A comissão da Fifa e CBF deve chegar em jatos executivos no dia 3 de fevereiro a Cuiabá e fazer uma vistoria na cidade no dia seguinte. Cuiabá é uma das candidatas a ser sub-sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Este foi o assunto de uma reunião esta manhã na Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo.
A comissão virá a Cuiabá acompanhada do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, para avaliar as condições de infra-estrutura para Cuiabá sediar os jogos da Copa. Após a visita a Cuiabá, a comissão seguirá para Goiânia (GO) e Campo Grande (MS). Eles deverão permanecer em cada cidade um pouco mais de uma hora. A CBF só não confirmou ainda o horário do desembarque em Cuiabá.
Foram convidados para participar da recepção, além de toda a população, representantes de cada time de futebol do Estado, vereadores, deputados e prefeitos de todos os municípios. Também deverão comparecer esportistas de todas as modalidades.
Assuntos discutidos
O local para ser realizada a reunião com os membros da comissão ainda não foi definido, mas os assuntos a serem discutidos serão sobre os projetos e investimentos para a Copa. Em seguida haverá um sobrevôo sobre a Grande Cuiabá para que a comissão possa ter um conhecimento da área urbana e saber como serão desenvolvidos os projetos que ainda estão no papel.
O presidente do Comitê Pró-Copa no Pantanal e Secretário de Estado de Turismo, Yuri Jorge Bastos, afirmou que está confiante para que Cuiabá seja eleita. "Todos os aspectos de Cuiabá se mostram de forma positiva, pois próximo ao Estádio Verdão temos o Corpo de Bombeiros, do outro, temos uma delegacia do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), e praticamente em frente, temos uma policlínica do Verdão que está instalada em uma área ampla, onde queremos também criar pequenas áreas de atendimento de urgência e emergência. Todas estas e outras características serão mostradas para a equipe", explicou Yuri.
Serão mostrados também os locais onde serão feitos os Centros de Treinamento, que ficam cerca de uma hora e meia de Cuiabá, um em Barão de Melgaço, outro no Morro das Águias em Chapada dos Guimarães, em Várzea Grande e na região de Manso.
Mobilização da população
De acordo com o secretário Yuri Bastos, este encontro será muito importante não só para Cuiabá, mas para todo o Estado. "Não devemos deixar de falar da Corrida de Reis, que foi um evento que serviu para divulgar o esporte de Cuiabá nacionalmente, que mobilizou muitas pessoas do Estado e isto é muito importante para ajudar na escolha das cidades. É isto que queremos na recepção da equipe", enfatizou.
O secretário citou os três primeiros passos a serem trabalhados. "Além do ponto chave que é a mobilização da população, o segundo passo deverá ser o enfeite da cidade com muitas flores em toda a parte. O terceiro é a questão da linguagem visual: outdoor, faixas, adesivos, camisetas em grande quantidade. Além de mostrar apresentações de cururu e siriri. Até uma música composta por cantores de Cuiabá será mostrada para a comissão", contou o secretário.
Yuri Jorge afirmou ainda que os trabalhos serão intensos e precisará da colaboração de todos os municípios. "A população terá toda a ferramenta e só precisaremos da participação dela. Também queremos que os próprios empresários e donos de lojas comecem a fazer as faixas para ajudar a enfeitar a cidade. Temos que marcar presença no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, quando a comitiva desembarcar. Deverão ser recebidos com muito calor cuiabano".

Nenhum comentário: