quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Nada é impossivel.

É, quando a gente sonha e, luta para que esse sonho se torne realidade, os obstáculos são mera coincidência. Nada é impossível. Basta querer. Parabéns para esse sonhador e lutador, que mesmo com dificuldades não parou no tempo, e nem ficou à espera de um milagre, como muitos de nós preferimos fazer quando o primeiro obstáculo aparece.
Morador de rua de MT dribla dificuldades e passa em vestibular no DF.
Ele morou dois anos nas ruas de Brasília até conhecer Projeto Social. O jovem ganhou bolsa integral de estudos.Redação TVCA
Um morador de rua de Mato Grosso passou no último vestibular da Universidade Católica de Brasília (UCB) para o curso de psicologia. Alex Costa Santos tem 21 anos e mora na capital federal há mais de dois anos. Ele nasceu em Barra do Garças, cidade distante a 508 quilômetros de Cuiabá. O jovem deixou Mato Grosso na esperança de uma vida melhor em Brasília.
Ele pretendia seguir carreira na Aeronáutica. "Passei em segundo lugar. Mas eles não quiseram me admitir porque só havia uma vaga", disse. Retornar a Mato Grosso nessa época nem passou pela cabeça de Alex, que preferiu tornar-se morador de rua. "Eu tenho uma família estruturada em Mato Grosso. Meus irmãos fazem faculdade. Não queria retornar porque aqui eu vi que tinha mais chances para mim".
Nesse meio tempo, Alex percorreu vários lugares em Brasília e trabalhou em muitas áreas. A profissão que mais o ajudou nos estudos foi a de flanelinha. Quando não limpava os veículos nas ruas, ele debruçava sua atenção na estante de livros localizada em vários pontos de ônibus da cidade. "Eu lia vários livros nesses locais. Me ajudou muito na prova do vestibular", ressalta.
Pontes, praças e becos. Após dois anos de luta, Alex conheceu o projeto Giração, que dá apoio a jovens trabalhadores e moradores de rua na região metropolitana do Distrito Federal. O local oferece, além de atividades lúdicas, qualificação básica para incluir os abrigados no mercado de trabalho. Atualmente, Alex divide o espaço com mais 35 jovens. Abordado nas ruas por uma das coordenadoras do projeto, Alex viu a oportunidade para mudar de vida. "No início nós fazíamos várias abordagens nas ruas na busca desses jovens e um deles foi o Alex", informou a coordenadora do projeto, Eliena Francisca de Barros.
Alex voltou a estudar no ano passado e concluiu os estudos no final de outubro deste ano. Para ele, o desejo de estudar sempre esteve presente em sua vida e a escolha pela psicologia aconteceu em uma situação inusitada. "Eu conversei com um amigo meu que disse que queria ser engenheiro da computação. Iria mexer com processador de computador. Então, eu decidi que queria estudar a cabeça desse cara que fez essa máquina tão complexa como o computador. Por isso escolhi psicologia", explica Alex. Quando não tem nada para fazer, Alex preenche o tempo em meio aos instrumentos musicais. " Eu toco de tudo: baixo, guitarra, violão, teclado. E curto muito a música do Legião Urbana".
Nas provas do vestibular, Alex sentiu mais dificuldades nas matérias exatas, em especial a matemática. Nas humanas, o jovem conseguiu boas notas. Os coordenadores do projeto estiveram em busca de patrocínio e na tarde desta quarta-feira, a universidade anunciou que daria a Alex bolsa integral até a conclusão do curso. A matrícula dele também já foi assegurada. A mensalidade do curso de psicologia custa R$ 1.200 mil na UCB. Agora, Alex deve comemorar em Mato Grosso a aprovação no vestibular. Ele vai passar a virada do ano com familiares.
Fonte TV Centro América on line.

Nenhum comentário: