quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Dia da Consciência Negra.

Parabéns aos que tem a consciência que o negro, tem grande importância na formação de nosso país. Aos que pensam que hoje é apenas o "dia dos negros", reflita seus pensamentos. O negro também é gente!

Conheça um pouco da história de Zumbi dos Palmares, o homem responsável pelo feriado de hoje.

Nascido no quilombo de Palmares, atual União dos Palmares, em Alagoas, em 1655, Zumbi foi capturado ainda criança e entregue a um missionário português. Zumbi é batizado de Francisco e aprende português e um pouco de latim.
Apesar de ser bem tratado pelo padre, Zumbi resolve voltar para Palmares quando completa 15 anos, a fim de viver em sua terra natal. Aos 17 anos, se torna general em armas do quilombo, uma espécie de ministro de guerra nos dias de hoje.
Com a morte do antigo líder do quilombo, Ganga Zumba, em 1679, Zumbi se transforma no líder de Palmares. Em 1694, o bandeirantes Domingos Jorge Velho recebe a incumbência de atacar Palmares e destruir o quilombo. Quase dois anos depois da batalha, Zumbi foi traído por um de seus principais comandantes, Antônio Soares, que trocou sua liberdade pela localização do esconderijo de Zumbi.
O mais famoso líder de Palmares foi capturado e morreu no dia 20 de novembro de 1695. Seu corpo foi esquartejado e sua cabeça, transportada para Recife, onde ficou exposta em praça pública até sua completa decomposição, com o intuito de desmentir a lenda popular de que Zumbi dos Palmares seria imortal.
Em homenagem a Zumbi dos Palmares hoje é feriado estadual do Dia da Consciência Negra em Mato Grosso.

Fonte: TV Centro América on line.
http://rmtonline.globo.com/noticias.asp?n=417949&p=2&Tipo=

Nenhum comentário: