terça-feira, 9 de setembro de 2008

Intencional, oportuna, e arte. Assim é a fotografia.



Por Ero Siqueira.

"A fotografia é uma linguagem universal de um simbolismo enorme. Por meio dela eu tentei me aproximar das pessoas que estavam lutando por alguma coisa e dar oportunidade a elas de se exprimirem. No fundo, me considero mais um vetor do que um fotógrafo "artista" ou um criador. Meu trabalho mostra um lado da problemática e dá oportunidade às pessoas que não têm acesso a ela de enxergar. Busco trazer o problema para a casa dela e provocar um debate” diz Sebastião Salgado, fotógrafo conhecido no mundo todo pelo seu jeito único de fotografar.
Antes de ser técnica, intencional, artística ou oportuna, fotografar é uma forma divertida de registrar momentos, congelando para sempre um determinado instante de tempo.
Fotografia é, portanto, a expressão mais íntima do olhar do fotógrafo sobre o que ele vê. Os amadores podem até não saber, mas, por traz dos “flashes” há uma dominância de técnicas. Essas técnicas variam de uma simples textura e pode alcançar o foco da profundidade de campo. Em uma foto elementos como o ponto de vista, planos, perspectivas, luz/forma e tom, textura, linhas/formas foco/ profundidade de campo, o movimento e claro, uma câmera devem ser prioridades. Nada pode passar despercebido na hora de fotografar. Um sorriso, uma lágrima, um gesto, etc. tudo isso produz uma simbologia e pode gerar satisfação aos olhos de quem vê a foto.

Fotografia é arte e técnica ao mesmo tempo. Técnica, por que nela está presente toda uma produção para se chegar uma conclusão do que ela representa. Por outro lado, a foto também é arte, pois nela há a sensação de sentimento do fotógrafo pelo que fotografou, seja de uma árvore ou de um ser humano. Arte e técnica aliados passam para quem avalia, as ansiedades, prazeres e o que pensam o público a respeito de tal objeto.





Não existe a hora certa de fotografar. Talvez no ínicio, meio ou no fim do dia. Mas, nas redações de jornais persiste um “corre-corre” dos jornalistas e fotógrafos para passar a melhor impressão do que está sendo visto. Diante disso, fotografia também é intencionalidade e oportunidade. Intencional, pois, ao se fotografar, por exemplo, para uma matéria jornalística, a intenção é obter o melhor ângulo, para se ter a melhor imagem do que será escrito pelo jornalista. E a foto se torna oportunidade, pois ao escolher as melhores fotos, pode aparecer aquela que você nem planejou, mas deu certo. Sem se esquecer de valorizar linguagem fotográfica e a sintaxe visual. Dessa forma, assim com pensa Sebastião Salgado, foto é uma maneira dar oportunidades para as pessoas manifestarem seus sentimentos. Técnicas e criatividades aliadas a um bom olhar resultam na admiração do leitor.
Imagens: Sebastião Salgado.

Nenhum comentário: