Após passarem por anos de angústias, as famílias das vítimas do Acidente com o avião da Gol vão ter uma resposta.
Relatório aponta falha de pilotos do Legacy e de controladores em acidente
Queda do Boeing da Gol matou 154 pessoas em 2006. Piloto desligou equipamento que evitaria colisão, diz Aeronáutica.
Queda do Boeing da Gol matou 154 pessoas em 2006. Piloto desligou equipamento que evitaria colisão, diz Aeronáutica.
Um relatório da Aeronáutica aponta que houve falha dos pilotos americanos do Legacy que bateu no ar com um avião da Gol, em 2006. O acidente matou 154 pessoas. O documento, que será divulgado oficialmente na quarta-feira (10), indica ainda que houve falhas também dos controladores de vôo.
Depois de analisar os dados das caixas-pretas e de ouvir os pilotos norte-americanos no Brasil e nos Estados Unidos, a Aeronáutica concluiu que o transponder - equipamento que poderia ter acionado o sistema anti-colisão e assim evitado a tragédia - estava em perfeitas condições. Foi checado por um do pilotos que, sem perceber, desligou o equipamento.O relatório, de 261 páginas, relaciona os fatores que contribuíram para o acidente. O documento aponta que os problemas começaram ainda na decolagem do Legacy, em São José dos Campos. O operador que monitorava o jato não foi preciso nas instruções de vôo. Informou aos pilotos do Legacy, Joe Lepore e Jan Paladino, que eles deveriam voar a 37 mil pés até Manaus. Na verdade, a altitude deveria ter sido modificada - reduzida para 36 mil pés, quando o avião passasse por Brasília, o que tiraria o Legacy da rota de colisão com o Boeing. Os controladores de vôo de Brasília não perceberam que o Legacy estava voando em altitude errada. E não fizeram qualquer alerta na passagem de serviço para o controle aéreo de Manaus. O relatório informa que o plano de vôo foi elaborado por uma empresa terceirizada, que havia pressa para a decolagem, já que os passageiros não queriam sobrevoar a Amazônia à noite, que um dos pilotos tinha apenas cinco horas de vôo nesse avião e que um deles ficou 16 minutos fora da cabine, momentos antes da colisão.
Mais informações acesse o site: http://rmtonline.globo.com/noticias.asp?n=420451&p=2&Tipo=
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